Como gerenciar situações de contratos

Ao gerenciar as situações de contratos, é possível controlar o andamento de cada contrato gerado conforme a situação estabelecida e definir como cada situação pode impactar o seu financeiro. 

Neste artigo, você vai aprender como gerenciar situações de contratos no sistema. Onde vai conferir: 

  • Como criar uma situação de contrato
  • Como editar uma situação

Acompanhe a seguir:

1. No menu principal, localizado no canto esquerdo da tela, acesse o módulo ‘Contratos’;

2. Em seguida, clique em ‘Opções auxiliares’ seguido por ‘Situações de contratos’;

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3. Na tela ‘Listar situações de contrato’, clique em “Adicionar”;

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4. Você será direcionado para a tela ‘Adicionar situação de contrato’, onde deve preencher:

  • No campo ‘nome’, insira uma identificação para a situação;
  • Em seguida, selecione se a situação irá ‘gerar financeiro’;
  • Selecione uma ‘cor’ para a situação;
  • Em seguida, selecione se a situação será ‘padrão’ e se irá ‘exibir na listagem’.

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5. Você pode impedir que alguns usuários do sistema alterem a situação dos contratos registrados com essa situação, realizando o bloqueio por grupos de usuários. 

  • Para isso, vá em ‘Bloquear grupos de usuários’ e clique no botão preto “Bloquear grupo”, para selecionar o grupo desejado;

6. Por fim, basta clicar em “Cadastrar”.

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Como editar uma situação de contrato

1. Na tela ‘Listar situações de contratos’, vá até a coluna ‘Ações’ da situação desejada e clique no botão “Editar”;

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2. Você será direcionado para a tela ‘Editar situação de contratos’, onde você pode realizar as alterações desejadas. 

3. Após realizar as alterações, clique em “Atualizar”.

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Como alterar a situação de um contrato 

1. No menu principal, acesse o módulo ‘Contratos’, seguido por ‘Serviços’;

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2. Na tela ‘Listar contratos de serviços’, localize o contrato que deseja alterar a situação;

3. Há duas opções de realizar essa alteração:

  • A primeira, basta ir até a coluna ‘Situação’ do contrato e clicar sobre a situação atual do mesmo.

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  • Será exibida a tela ‘Alterar situação’, onde você deve selecionar a situação desejada no campo ‘Situação’;
  • Em seguida, é só clicar em “Salvar”.

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  • A segunda forma de alterar a situação do contrato é ir até a coluna 'Ações' e clicar no botão verde “Mais ações”, seguido pela opção ‘Alterar situação’.

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